
Bancos digitais que oferecem acesso e manutenção de conta feitos em processos inteiramente online já são uma realidade no mundo todo.
No Brasil, porém, o sistema bancário ainda é dominado pelos grandes bancos. Mesmo oferecendo serviços mais caros e muitas vezes ineficientes, os maiores bancos brasileiros ainda têm uma fatia enorme do mercado.
Justamente pensando nisso, na necessidade que o público brasileiro tem de obter serviços bancários eficientes com custo baixo, estão surgindo novos bancos digitais. Estas empresas usam da tecnologia para oferecer um produto virtual mais enxuto e adaptado à realidade atual.
Para ajudar na escolha, elaboramos abaixo uma lista com os melhores bancos digitais disponíveis hoje no Brasil.
Ao final vamos citar também outras três instituições estrangeiras que oferecem contas digitais a brasileiros e podem ser uma opção a quem esteja interessado num banco com saldo em moeda internacional.
Vive na Europa? Veja nossa lista com os melhores Bancos Online de Portugal
O que é um banco digital
os melhores bancos online no Brasil. uma mão masculina segurando um cartão e mexendo no computador
Bancos digitais são instituições bancárias regularizadas pelo Banco Central e protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Desta forma, os depósitos feitos em contas digitais têm a mesma proteção de um banco convencional.
A diferença para o modelo tradicional é que os novos bancos digitais não têm agências físicas. Todo o processo desde a abertura de conta, incluindo movimentações e atendimento é feito de forma virtual, pelo aplicativo.
Para fugir das tarifas, este modelo de conta corrente é a melhor opção. Há tantas alternativas atualmente, que basta escolher aquele que melhor se adapta a sua situação e suas necessidades para abrir a conta.
O sucesso entre os clientes é tanto que até os bancos tradicionais estão se adaptando e oferecendo contas digitais sem tarifas. Um bom exemplo é o Santander, que oferece tarifa zero e 4 saques por mês.
Mas além dos bancos mais conhecidos, no Brasil existem várias instituições com licença bancária completa que oferecem uma conta digital, muitas vezes sem cobrança de tarifa.
No exterior as opções são ainda mais fartas. Nós, por exemplo, temos conta no Banco N26 e achamos excelente. Usar um banco digital não deixa nada a dever aos que tem agências físicas. (Já foi anunciada uma versão do N26 no Brasil, mas ainda não está disponível. Por enquanto é preciso ter um endereço na Europa para abrir conta no banco).
10 Melhores Bancos Digitais do Brasil [Ranking 2022]
Os melhores bancos digitais entre os disponíveis para quem mora no Brasil atualmente são:
Neon
Banco PAN
BMG
Banco Inter
Santander
Banco Next
C6 Bank
Nubank
AgiBank
Banco Original
Mas fique de olho que nem toda instituição que oferece uma conta digital tem uma licença bancária completa e, portanto, seus depósitos não estão protegidos pelo FGC.
Por conta disso, incluímos em nossa lista apenas contas virtuais cujos depósitos têm essa proteção. Porque segurança nunca é demais e ninguém quer ter o risco de perder o dinheiro depositado num banco.
Confira a seguir os detalhes do funcionamento, o que é preciso fazer para abrir uma conta online, além das vantagens e desvantagens de cada um dos principais bancos digitais brasileiros.
1. Neon
O logo do banco Neon em azul e branco
O Neon é um banco digital que oferece conta grátis com um cadastro bem simples e cartão de crédito sem anuidade. (sujeito a análise)
No Neon não há taxas nas transferências para outros bancos, nem nos boletos para depósito em conta e é permitido um saque gratuito por mês. Este último limite, porém, pode ser ampliado para receber mais três saques extras por quem usar o cartão de crédito com freqüência.
VISITE O SITE DO NEON
2. Banco PAN
O logo do Banco Pan em preto, branco e azul
O Banco PAN é um banco digital que pertence ao grupo BTG Pactual. Ele oferece uma conta digital gratuita com cartões de crédito sem anuidade tanto com bandeira Visa quanto Mastercard. (cartões sempre sujeitos a análise de crédito)
A conta digital do PAN oferece até 30 saques, TEDs e depósitos por boleto gratuitos por mês. A grande quantidade de serviços mensais sem taxas é a grande diferença do PAN para os demais bancos digitais do Brasil.
Para abrir uma conta, basta acessar o site do banco e fazer o download do aplicativo.
VISITE O SITE DO BANCO PAN
3. BMG
cartão da conta digital do banco BMG
Com quase cem anos de historia, o Banco BMG é um dos mais antigos do Brasil. Fundado em Minas Gerais, mudou a sede recentemente para São Paulo e cultiva uma rede enorme de correspondentes bancários espalhados pelo Brasil.
A conta digital do BMG oferece transferências grátis para qualquer banco, saques ilimitados e sem custo na rede Banco24horas, além de oferecer um cartão de crédito Mastercard sem anuidade e com cashback.
4. Banco Inter
O cartão do Banco Inter laranja
Um dos bancos digitais atuando há mais tempo no Brasil, o Banco Inter é também um dos que mais angariou clientes no país.
Com sede em Belo Horizonte, o Inter oferece conta digital sem taxas de manutenção e permite também saques e transferências do tipo TED sem cobranças extras.
Para quem envia dinheiro para o exterior com regularidade, o banco Inter costuma ser uma opção mais acessível do que os grandes bancos no envio de remessas. Suas taxas são bem mais em conta dos que as instituições tradicionais nas transações de câmbio.
5. Santander
cartão sx santander com anuidade gratuita na conta digital
O Santander é um banco que segue o modelo tradicional, com agências físicas, mas oferece um pacote gratuito, exclusivo para abertura de contas digitais.
Na chamada Conta Confia o cliente tem tarifa zero no pacote de serviços com direito a 4 saques gratuitos por mês e mais 2 DOC ou TED em cada período. Para receber o benefício é preciso receber 1.000 reais no Santander (seja por depósitos, salario, aposentadoria ou vendas na maquininha) e pagar uma conta ou boleto por mês usando o saldo da conta.
Além da conta, o banco oferece também o cartão de crédito SX, que permite fazer pagamento por aproximação. Ele vem com anuidade zero para quem cadastra celular e CPF como chave PIX ou gasta pelo menos R$100 em compras em cada fatura.
Veja no site do Santander a lista completa de regras e vantagens da conta virtual.
6. Banco Next
Logo banco Next
O Next é um banco digital que foi criado em 2017 pelo Bradesco, um dos maiores bancos brasileiros.
A ideia por trás do Next é oferecer uma conta gratuita com a mesma flexibilidade de um banco digital apoiada na robustez de um grande banco como o Bradesco.
A conta digital no Next é gratuita e oferece saques ilimitados tanto na rede Banco 24 horas como nos caixas eletrônicos do Bradesco.
Os cartões do Next funcionam como débito e crédito e têm bandeira Visa. O modelo mais básico, Visa Internacional, tem anuidade gratuita. A versão Premium, Visa Platinum, vem com gratuidade por 5 meses caso seja solicitado no momento de abertura da conta.
Para abrir uma conta basta acessar o site do Next e fazer o download do aplicativo no seu celular.
7. C6 Bank
O cartão preto do C6 bank no fundo preto
O C6 se diferencia dos demais bancos digitais por oferecer uma gama ampla de serviços financeiros.
Para os viajantes o grande destaque é a Conta Global, que permite abrir pelo aplicativo uma conta internacional que mantém o saldo em dólares. É uma boa opção a quem faz compras internacionais ou viaja freqüentemente ao exterior.
O C6 não cobra tarifas na conta digital nem anuidade nos cartões de crédito e débito que oferece (cartões sujeitos a análise de crédito).
A conta corrente digital permite saques, TEDs e transferências sem taxas, além de oferecer um programa de pontos próprio, que pode ser usado para resgatar produtos e passagens aéreas.
Acesse o site do C6 para baixar o aplicativo. Basta ter CPF, documento de identificação e tirar uma selfie no app para abrir sua conta.
Review: Veja em detalhes como funciona o C6 Bank
8. Nubank
Os melhores bancos digitais no Brasil: o cartão roxo do nubank sendo segurado por 5 mãos
O Nubank já é tão popular no Brasil que dispensa apresentações. Apesar de ter começado apenas oferecendo um cartão de crédito sem tarifas, sua marca já quase virou sinônimo de banco digital no Brasil depois de ter começado a oferecer a função débito com a NuConta.
A conta digital do Nubank oferece transferências gratuitas para outros bancos e o dinheiro rende atrelado ao CDI. A grande desvantagem é não oferecer saques gratuitos por mês, sendo cobrados a cada retirada na rede de Bancos 24H.
Mas deve aqui ser destacado que o Nubank ainda não é um banco formalmente constituído. A empresa está em processo de obter o licenciamento, mas por enquanto atua como uma instituição de pagamentos.
Logo, os depósitos da NuConta só tem a proteção do FGC se o usuário definir que seus rendimentos serão atrelados aos Recibos de Depósito Bancário (RDB) do Nubank. É um detalhe que parece complicado, mas o próprio Nubank explica em detalhes neste link.
9. AgiBank
O logo do Agibank azul e verde num fundo branco
Fundado no Rio Grande do Sul como uma instituição financeira de crédito consignado, o AgiBank expandiu sua atuação como um banco digital na última década. Mas por conta de sua história, possui lojas de atendimento presencial espalhadas por todo o país.
O AgiBank é um banco cuja conta virtual não tem taxas de manutenção e vem com limite de até 4 usos cada para saques, transferências para outros bancos e emissão de boletos. Diferente dos demais, no AgiBank o cartão de crédito tem cobrança de anuidade e vem apenas com a bandeira Mastercard.
10. Banco Original
O logo do banco Original em preto e verde no fundo branco
De todos os bancos digitais aqui listados, o Original é o único onde há cobrança de tarifa de manutenção da conta. O pacote tem um custo fixo e em troca oferece saques, transferências, TED e extratos ilimitados. Para quem usa bastante pode ser uma vantagem pagar uma taxa fixa em troca dos serviços sem limite de uso.